quarta-feira, 4 de abril de 2012

Sericaia

esta receita já me foi dada há algum tempo
o meu "branquela" chama-lhe o "doce do puré"
nunca provei a de ninguém, a não ser da sra que me deu a receita, mas acho esta nossa muito boa

- 12 ovos
- 1l de leite meio gordo
- 450g de açúcar (roubo sempre um pouco no açúcar)
- 125g de farinha
- casca de 1 limão
- canela em pau
- sal qb
- canela em pó qb

numa panela põem-se o leite, 1 pau de canela, as cascas do limão e uma pitada de sal, leva-se a ferver e depois reserva-se. entretanto separe as gemas das claras e bate as gemas com o açúcar ate fica um creme esbranquiçado. após o leite ferver junte a farinha e dissolva-a o melhor que puder. junte-lhe o creme de ovos, leve novamente ao lume (brando) e sempre mexendo deixe o creme engrossar um pouco até ferver, apague. passe este creme por um passador retirando as cascas do limão, o pau de canela e alguns grumos que possam ter ficado


este creme (na foto) agora tem de arrefecer por algum tempo. depois batem-se as claras em castelo firme e encorporam-se ao creme previamente frio (ou morno quase frio). unte o prato de barro com margarina aqueça o forno a 180º. deite o preparado para o prato polvilhe com um pouco de canela em pó e leve ao forno durante cerca de 25min (tudo depende de cada forno), não convém secar muito a sericaia. 


deixe arrefecer um pouco e antes de servir deite mais um pouco de canela em pó, a gosto


o meu "branquela", foi o 1º a prova-la!!!

Sem comentários: